Os profissionais do sector imobiliário acreditam que “as medidas propostas no Memorando da Troika vão beneficiar o sector da habitação em Portugal”, de acordo com um inquérito realizado pelo site Out of the Box para aferir as perspectivas dos seus leitores (maioritariamente do sector imobiliário) em relação à medidas acordadas entre o Governo e a troika (FMI, UE e BCE) para o sector imobiliário.





O questionário revelou que “mais de 50% dos leitores acreditam que o mercado ficará melhor com as medidas que nos foram impostas, sendo que 35% acreditam que ficará pior. Para quase 12% dos inquiridos, tudo ficará na mesma.”

Contudo, esta crença está dividida por dois segmentos. No caso da venda de casas, a maioria dos profissionais acredita que vai piorar. 75% dos inquiridos acreditam numa deterioração do mercado de vendas.

Mas quando se analisam as respostas sobre o mercado de arrendamento, as perspectivas mudam. “82,4% afirma que irão arrendar-se mais casas com as medidas impostas pelo FMI, apenas 7,8% afirma o contrário”, adianta o inquérito.

O Barómetro Out of the Box foi realizado entre 1 e 30 de Maio de 2011, tendo sido recebidas 155 respostas

Fonte:  JN