O Presidente da República vai fazer uma comunicação ao País sexta-feira às 20h no Palácio de Belém, anunciou fonte oficial.

Questionada sobre o teor desta comunicação, a mesma fonte precisou que será sobre o auxílio financeiro a Portugal. Portugal vai receber um empréstimo de 78 mil milhões de euros nos próximos três anos ao abrigo de um acordo de ajuda financeira com o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia, cujos detalhes foram hoje anunciados publicamente, ficando obrigado a aprovar um conjunto de medidas para reduzir os gastos do Estado que abrangem diversos sectores.





A última vez que Cavaco Silva se pronunciou sobre esta matéria foi na cerimónia do 25 de Abril, quando defendeu a necessidade de, mesmo antes das eleições, Governo e oposição fazerem um "esforço de concertação" para garantir a obtenção da ajuda externa internacional.

"Ainda antes das eleições, impõe-se um esforço de concertação entre o Governo e os partidos políticos relativamente às condições para a obtenção da assistência financeira externa indispensável à salvaguarda do interesse nacional e a assegurar as necessidades de financiamento do Estado e da nossa economia", disse, naquele que foi o seu primeiro grande discurso após a formalização do pedido de ajuda externa.

Fonte: Economico