O Millennium BCP está a vender uma carteira de crédito no valor de 1,6 mil milhões de euros, noticiou a Reuters, citando fontes do mercado.

De acordo com a agência noticiosa, o banco liderado por Carlos Santos Ferreira colocou à venda créditos relativos a ‘project finance' na Europa e América do Norte. Em causa estarão 407,7 milhões de euros em empréstimos em Espanha, 500 milhões de euros nos Estados Unidos e 681 milhões de euros em vários países europeus.





Tal como o Diário Económico noticiou, à semelhança dos outros bancos portugueses, o BCP está a levar a cabo um processo de reforço dos rácios de capital e de desalavancagem - reduzindo o peso dos créditos sobre os depósitos. O acordo com a ‘troika' prevê que os bancos portugueses terão de reforçar o seu rácio ‘core Tier I' para 9% em 2011 e 10% até ao final do próximo ano.

A venda de carteiras de crédito permite também reforçar os rácios de capital, por via da diminuição dos activos ponderados pelo risco.

Segundo as fontes contactadas pelo Reuters, esta é a terceira operação do género a ter lugar este ano, após a venda de créditos no valor de 2,6 mil milhões de euros pelo BES e de 478 milhões de dólares pelo Banco Nacional da Grécia.

Contactada pelo Económico, fonte oficial do Millennium BCP não fez comentários.

Fonte e foto: Economico