Porta 65 Jovem
O programa de apoio ao arrendamento jovem – Porta 65 Jovem – vai lançar um novo concurso a 26 de Abril. Este será o primeiro concurso do ano a que os jovens que precisem de apoio para pagar a renda de casa poderão concorrer. Além deste, terão ainda um segundo concurso que deverá decorrer em Maio, outro em Setembro e o último do ano em Dezembro.

Se é jovem e reside em Portugal, fique a saber mais sobre o Porta 65 Jovem...




Segundo o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), o programa terá uma dotação orçamental de 20 milhões de euros, igual à do ano passado, pelo que as dificuldades de tesouraria do Estado não colocaram ainda em causa este apoio. No entanto, o número de jovens apoiados diminuiu no ano passado, apesar das alterações introduzidas nas regras. O programa apoiou 6.348 jovens no ano passado, menos 509 que em 2009, o equivalente a menos 7,4%. Este foi mesmo o menor valor desde 2008 (em 2007 houve apenas uma fase de candidatura).

Em Abril do ano passado entraram em vigor novas normas (a primeira mudança nas regras deu-se em 2008), depois de um estudo feito por uma entidade independente ter concluído que eram necessários ajustamentos. Assim, entre as novas condições está a possibilidade de os jovens que já tivessem beneficiado daquele programa e o tivessem abandonado, por qualquer motivo, pudessem voltar a candidatar-se. Além disso, outra das novidades foi a possibilidade de os jovens apresentarem candidaturas durante o seu primeiro ano de trabalho.

Fonte: Económico