Os imóveis estão cada vez mais caros e que os bancos muitas das vezes dificultam os créditos de habitação. Comprar uma casa não é fácil. E isso requer que o comprador tenha um plano, muita paciência – terá de procurar a casa ideal e ter dinheiro para comprá-la - conseguir um empréstimo, estabelecer objectivos a curto prazo e arranjar uma boa imobiliária.




Comprar uma casa demora o seu tempo. Saiba o que fazer.
1- Comece por poupar na comida
Comer fora de casa é muito bom, mas acaba por ser caro. Pense duas vezes antes de colocar o pé no restaurante. Opte por levar comida de casa para o trabalho. Se fizer as contas, no final da semana já poupou mais de 20 euros. No supermercado opte por comprar os produtos mais baratos e, de preferência, de barca branca. Atenção às extravagâncias.


2- Planeie a sua poupança.
Tenha as suas contas sempre em dia e poupe, no mínimo, 50% do seu ordenado para comprar a casa. Este método deve ser adoptado todos os meses. Os restantes 50% guarde para a conta poupança, ou para lazer. Seja rigoroso consigo e com as suas contas.


3 - Evite comprar coisas por impulso.
Comprar bens materiais por impulso, pode comprometer o seu objectivo. Além disso, o cartão de crédito pode ser uma tentação. Evite-o. Seja paciente e limite os seus gastos. Nenhum banco faz crédito habitação a quem tem dívidas.


4 - Se tem dívidas no cartão de crédito, apresse-se a pagá-las.
Alguns bancos dão-lhe a oportunidade de consolidar as dívidas num só crédito. Se é esse o seu caso, fale com o seu banco para encontrarem uma solução. Isto irá melhorar a sua qualificação, mais tarde, para o empréstimo da habitação.


5 - Estabeleça objectivos.
Construa uma estratégia de poupança. Coloque, por semana, 10 euros à parte.Parece pouco mas como diz o velho ditado “de grão a grão enche a galinha o papo”.


6 - Saiba escolher a casa.
Pense se quer uma casa nova – a estrear, ou se prefere uma usada – em boas condições. A segunda opção pode ser mais viável, visto ser a mais barata. Coloque todas as possibilidades em cima da mesa. Esteja atento também à localização da casa (se for ao pé da praia, com certeza é mais cara), ao acesso dos transportes, supermercados e auto-estradas, etc. Na hora de pagar, tudo isso conta.


7 - Procure agências imobiliárias.
Fale com agentes imobiliários e exponha os seus desejos em relação à casa dos seus sonhos. Não vá em cantigas! Se já sabe as características da casa que procura e o preço que está pedir, não se deixe dissuadir pelo agente imobiliário. Como sabe, ganham à comissão e quanto mais cara a casa for, melhor para ele. Pesquise casas na internet e marque visitas. Pode ser que encontre a dos seus sonhos.



Fonte: iSabe